Café solúvel da Nestlé recebe Selo de Qualidade ABICS

NESCAFÉ® GOLD é o primeiro a estampar a certificação, da categoria Excelência, em sua embalagem

O NESCAFÉ® GOLD, produzido pela Nestlé, é o primeiro café solúvel do Brasil a receber o Selo de Qualidade, na categoria Excelência, da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS).  A certificação, concedida após avaliações realizadas por profissionais treinados e capacitados pela entidade como Instant Coffee Graders (IC Graders), atesta os atributos sensoriais e as intensidades encontradas no café, que, no caso do NESCAFÉ® GOLD, foram notas marcantes de doçura e acidez, com atributos herbais, frutados e florais.

A criação dos Selos de Qualidade ABICS é uma das ações da entidade visando fomentar o consumo de café solúvel no Brasil e foi feita com base no protocolo de análise sensorial desenvolvido pela Associação em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), cuja metodologia avalia a intensidade dos atributos de cada produto.

“A ideia não é classificar a qualidade específica dos cafés, mas, sim, identificar seus atributos e orientar para quais formas de consumo eles se adaptam melhor, seja puro, com leite, em capuccinos, preparo de bebidas prontas, em cápsulas, base para pratos da gastronomia, entre tantas outras possibilidades existentes”, explica Aguinaldo Lima, diretor executivo da ABICS.

Para a Nestlé, a certificação recebida destaca o desempenho sensorial do NESCAFÉ® GOLD e consolida o pioneirismo da marca ao elevar o padrão da xícara de café solúvel no país.

“O selo da categoria Excelência da ABICS chancela um trabalho construído ao longo de décadas, com o olhar atento da Nestlé para cada etapa da jornada do café – e tudo começa no campo, com a seleção cuidadosa dos frutos. Se o café não nasce bem na origem, nenhuma etapa posterior consegue resgatar seu potencial, por isso investimos continuamente no NESCAFÉ® Plan, nosso programa global que promove práticas agrícolas responsáveis, apoia produtores locais e garante grãos de qualidade e de origem sustentável”, afirma Gabriela Monsanto, gerente de Marketing de NESCAFÉ®.

“O NESCAFÉ® GOLD – completa – é fruto desse cuidado que se inicia na lavoura e se estende por todas as fases da produção, finalizando na torra, conduzida por mestres que, com técnica e sensibilidade, revelam o que há de mais refinado na bebida”.

Segundo ela, o selo também reafirma a liderança histórica da Nestlé na categoria. Em 1938, a marca foi responsável pelo lançamento do primeiro café solúvel do mundo – e, desde então, lidera a evolução do segmento globalmente. Atualmente, o Brasil é líder mundial em produção e exportação de café solúvel, com o maior parque industrial do planeta, que possui capacidade de produção de até 132 mil toneladas por ano.

“Nesse contexto, a certificação não somente reconhece a qualidade do produto, mas também consolida o protagonismo brasileiro na definição dos padrões globais da categoria”, completa Gabriela.

Os Selos de Qualidade ABICS são divididos em três categorias: “Excelência”, concedido aos cafés com atributos intensos de acidez, doçura, frutado e aroma mais floral e mel; “Premium”, ao produto com notas sensoriais marcantes e intensas, como chocolate, amêndoas e amadeirado, com potência média no paladar; e “Clássico”, que estampa os solúveis com notas de amadeirado, mais potência e baixa acidez.

Atualmente, 21 marcas de café solúvel já foram certificadas no Brasil, através de avaliações realizadas por IC Graders, os profissionais treinados e capacitados pela ABICS que se tornaram aptos a avaliar e emitir laudos de análise sensorial com base no protocolo desenvolvido pela entidade em cooperação técnica com o ITAL.

De acordo com Eliana Relvas, consultora da ABICS para o mercado interno e coordenadora do programa de certificação, os selos surgiram para possibilitar que os consumidores encontrem o melhor perfil sensorial do café solúvel para cada aplicação e para potencializar os benefícios do consumo desse café em muitos produtos.

“Certamente observaremos um crescimento no consumo após a criação dos selos, pois eles são um divisor de águas e a mola propulsora ao desenvolvimento de produtos cada vez melhores. Somente 5% do volume consumido no Brasil se referem a cafés solúveis, ao passo que esse percentual é de 28 pontos no mundo. Há espaço para evoluirmos e os selos colaborarão nesse sentido”, conclui.

SOBRE A ABICS
Fundada em 1972, a Associação representa institucionalmente o segmento de café solúvel do Brasil. Com foco na expansão de mercados para o solúvel brasileiro, a ABICS trabalha para a melhoria de qualidade, sustentabilidade e inovação tecnológica do setor, tendo por base articulação estratégica e engajamento político a fim de defender proativamente os interesses da indústria. A entidade representa uma indústria moderna, organizada e de grande relevância nacional e internacional. Graças à atuação competente dessas empresas, o Brasil é líder mundial de produção e exportação de café solúvel desde os anos 60.

SOBRE A NESTLÉ
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões de poluentes, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.

* Com informações da assessoria de imprensa da Nestlé.

Mais informações à imprensa:
Agência P1
(61) 98114-6632pauloandre@cecafe.com.br

Outras notícias

Café solúvel: tarifaço derruba exportação aos EUA em 60% ante ago/24

15 de setembro de 2025

Queda significativa frustra possibilidade de embarques recordes no ano e preocupa novo presidente da entidade; receita cambial, porém, deve ser his...

Café solúvel – Manifesto ABICS sobre taxação de 50% sobre cafés do Brasil

1 de agosto de 2025

A Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS), entidade que representa a totalidade do segmento industrial de produto estabelecidas ...

Consumo interno e exportação de café solúvel do Brasil seguem crescendo em 2025

18 de julho de 2025

No primeiro semestre, embarques alcançaram 1,9 milhão de sacas, avançando 1,3% ante 2024, e país consumiu o equivalente a 548 mil sacas, alta de 4,...

Café solúvel do Brasil passará a contar com Selos de Qualidade Abics

2 de junho de 2025

Divididos em três categorias, selos identificam os atributos de cada produto e apresentam para quais usos e consumos ele melhor se adapta Os caf...
plugins premium WordPress