Do que é realmente feito o café instantâneo

The NY Journal

Por Alba Hernández

O café instantâneo é mais barato, rápido e fácil de preparar do que o café tradicional; você só precisa de água quente e pronto. Dizemos a vocês a origem do café solúvel, como é feito e se mantém as mesmas propriedades e benefícios do café integral.

Origem do café solúvel

O primeiro “café instantâneo” foi produzido na Grã-Bretanha, em 1771. Chamado de “composto do café”, ele tinha patente concedida pelo governo britânico, segundo a History of Coffee.

Já o primeiro café instantâneo da América surgiu em 1851. O produto foi utilizado na Guerra Civil por soldados que procuravam aumentar sua energia e, ao mesmo tempo, ter um produto fácil de transportar. O primeiro método bem-sucedido de criar um pó de café solúvel estável foi inventado pelo químico nipo-americano Satori Kato, de Chicago, em 1901, e patenteado em 1903.

A Nestlé aprimorou a fórmula depois de buscar solucionar um problema de excedente de café no Brasil, em 1929. Assim, em 1938, lançou, pela primeira vez, na Suíça, seu café solúvel, o Nescafé. Desde então, diversas inovações foram feitas até a obtenção do café solúvel como o conhecemos hoje.

Como se faz?

O café solúvel é preparado a partir de um extrato concentrado obtido dos grãos de café moído preparados. Compostos de água, são removidos desse extrato e fragmentos secos ou poeira permanecerão.

O processo de café solúvel em fábrica pode envolver uma etapa de secagem rápida com ar quente ou liofilização (seco a frio).

Na liofilização, o extrato de café é congelado e cortado em pequenos pedaços, que são então secos em baixa temperatura sob vácuo.

Traz os mesmos benefícios?

Como o café normal, o café instantâneo contém cafeína (a menos que seja descafeinado) e produtos químicos vegetais chamados polifenóis. Ambas as substâncias estão relacionadas aos efeitos benéficos à saúde do café, como antioxidante e antiinflamatório.

Pode apoiar a memória, diminuir o risco de Parkinson, diminuir os riscos de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares e até ajudar na perda de peso.

O conteúdo real de cafeína de uma xícara de café pode variar com base em fatores como origem, processamento e método de preparação.

O filtro de café de 8 onças pode conter 96 mg de cafeína.

O café instantâneo de 8 onças, que contém uma colher de chá de pó, geralmente contém 62 mg de cafeína, de acordo com a Mayo Clinic.

O café solúvel pode causar câncer?

O café instantâneo pode conter até duas vezes mais acrilamida do que o café recém-torrado, uma substância que se forma quando os grãos de café são torrados.

A acrilamida se torna um composto que causa danos ao DNA e mutações. No entanto, o National Cancer Institute observa que estudos em humanos não descobriram que a exposição à acrilamida nos alimentos está associada ao risco de qualquer tipo de câncer.

Algumas diferenças de aroma e sabor

Sabor – O café feito com grãos recém-moídos mantém todos os seus óleos essenciais e outros componentes químicos intactos, dando-lhe um sabor mais completo e sutil do que a maioria dos cafés instantâneos.

Muitos dos fabricantes de café instantâneo tendem a usar os grãos Robusta mais baratos, que podem ter um toque amargo, em vez dos grãos Arábica mais aromáticos preferidos pelas pessoas que preparam seu café fresco.

Aroma – Os aromas mais fortes são gerados quando a água quente atinge pela primeira vez e reage com o pó de café seco. Algo que no café instantâneo acontecia meses ou até anos atrás, antes que o consumidor preparasse sua xícara.

Como você pode ver, o café solúvel pode ter algumas diferenças de aroma e sabor em relação ao café moído na hora, mas ainda é uma bebida estimulante e saudável se consumido com moderação, menos de 400 mg de cafeína.

Outras notícias

Degustação de café: o que faz um Instant Coffe Grader?

22 de agosto de 2024

Análise do café solúvel ajuda a levar produtos cada vez mais específicos para o gosto do consumidor; consumo desse tipo de café cresceu 4,7% neste ...

‘IC Graders’: Abics certifica 40 profissionais para avaliação sensorial de café solúvel

15 de agosto de 2024

Degustadores são formados com base no Protocolo Global de Avaliação Sensorial do Café Solúvel e ajudam a impulsionar consumo do produto A Associ...

Solúvel: o café que o Brasil exporta bem

31 de julho de 2024

Entre os cafés industrializados produzidos no Brasil, o solúvel é o mais exportado, respondendo por 98% dos embarques no ano passado, segundo o Cec...

Brasil amplia exportação e consumo de café solúvel no primeiro semestre de 2024

31 de julho de 2024

País embarcou 1,915 milhão de sacas e consumiu 526 mil sacas, apresentando, respectivamente, altas de 3,3% e 1,2% ante mesmo intervalo de 2023 O...
plugins premium WordPress