Café solúvel: Abics avança na busca por padronização da avaliação sensorial

A busca pela padronização de uma metodologia global de avaliação sensorial para o café solúvel teve sua última etapa de 2019 na quinta-feira, 31 de outubro. A Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e apoio do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo, realizou o “5º Cupping de Café Solúvel”, no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), em Campinas (SP).

Essa inédita iniciativa é voltada para a qualificação do segmento e à ampliação de mercado interno e internacional. Os trabalhos e dinâmicas são coordenados pela cafeóloga e especialista em avaliação sensorial Eliana Relvas, consultora da Abics.

Segundo o diretor de Relações Institucionais da entidade, Aguinaldo Lima, os cinco cuppings foram realizados com a intenção de alcançar um maior conhecimento dos atributos dos mais diversos tipos de café solúvel elaborados com processos e blends diferentes.

“Existe uma classificação ampla de categorias de qualidade, método de preparo e atributos discutidas profundamente para os cafés torrados e moídos, assim como para os verdes. Considerando o aumento do consumo no Brasil, o conhecimento sobre o solúvel se torna uma necessidade para o crescimento do setor e a Abics tem investido nesse sentido”, comenta.

Lima informa que a conclusão dos trabalhos de elaboração de uma inédita e comum metodologia de análise sensorial para o café solúvel gerará referências até então existentes, porém não padronizadas. “Exatamente por isso, pelo ineditismo, é que estamos denominando de metodologia global. Dessa forma, teremos condições de avaliar com excelência os diversos tipos de cafés solúveis do Brasil e do mundo, aperfeiçoando o produto na conquista de mais consumidores”, conclui o diretor da Abics.

Além de Eliana Relvas na coordenação, a equipe de trabalho foi composta por especialistas das empresas Café Campinho, 3 Corações, Nestlé, Native, Suplicy Cafés Especiais, JDE, Cia. Cacique, Mellita, Cia. Iguaçu, Cocam e Tecla e do Ital, da Emater-RO, da Abic e do Centro de Preparação de Café do Sindicafé-SP.

Mais informações para a imprensa

P1 Comunicação

Paulo André C. Kawasaki

(61) 98114-6632 / pauloandre@agenciap1.com.br

Outras notícias

‘Cafés do Brasil’ apresentará novo posicionamento setorial para fortalecimento da marca, na SIC, em Belo Horizonte

30 de outubro de 2025

Trabalho feito com as entidades cafeeiras do país reposiciona a marca com o inovador conceito ‘ESG+T’, que destaca a tecnologia como força motriz d...

Café solúvel da Nestlé recebe Selo de Qualidade ABICS

8 de outubro de 2025

NESCAFÉ® GOLD é o primeiro a estampar a certificação, da categoria Excelência, em sua embalagem O NESCAFÉ® GOLD, produzido pela Nestlé, é o prim...

Café solúvel: tarifaço derruba exportação aos EUA em 60% ante ago/24

15 de setembro de 2025

Queda significativa frustra possibilidade de embarques recordes no ano e preocupa novo presidente da entidade; receita cambial, porém, deve ser his...

Café solúvel – Manifesto ABICS sobre taxação de 50% sobre cafés do Brasil

1 de agosto de 2025

A Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS), entidade que representa a totalidade do segmento industrial de produto estabelecidas ...
plugins premium WordPress