Metodologia inédita para avaliação da qualidade do café solúvel será lançada mundialmente na SIC 2022

Instant Coffee by Depositphotos

A Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) desenvolveu uma metodologia inédita para a avaliação da qualidade do produto, que utiliza avaliações sensoriais e categorias de classificação de qualidade. Esta metodologia vai ser apresentada em nível mundial na Semana Internacional do Café (SIC), que será realizada em novembro, em Belo Horizonte (MG).

O desenvolvimento dessa metodologia, que teve início em 2019, contou com a participação do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e com uma equipe de mais de 15 profissionais das empresas de café solúvel, além de consultores do Brasil e do exterior, sob a coordenação da cafeóloga, especialista em avaliação sensorial e consultora da Abics, Eliana Relvas.

Para Aguinaldo Lima, diretor de Relações Institucionais da entidade, esta metodologia inovadora e pioneira avalia a qualidade por seus atributos e intensidade e não por pontuações e notas. Desta forma, permitirá que o consumidor selecione os cafés solúveis de acordo com sua preferência, incluindo diferentes métodos de consumo. “Isso possibilita identificar quais cafés são mais indicados para determinado momento e uso, como com adição de leite, em cappuccinos, drinks, na culinária ou puro”, explica.

Comitiva Internacional

Para prestigiar a divulgação e o lançamento da metodologia, a Abics, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), está realizando um trabalho de divulgação internacional, denominado “Projeto Imagem”, trazendo formadores de opinião e jornalistas de importantes veículos de comunicação do exterior para participar do evento.

Este projeto engloba também a visita de líderes setoriais de organismos mundiais de café, como a National Coffee Association (NCA) e a Specialty Coffee Association (SCA), ambas dos EUA, da All Japan Coffee Association (AJCA), da Europe Coffee Federation (ECF) e ainda do Coffee Quality Institute (CQI), entidade sem fins lucrativos que trabalha internacionalmente em projetos que visam melhorar a qualidade do café e a vida das pessoas que o produzem.

Café Solúvel no Mundo e no Brasil

O solúvel representa 25% do café consumido no mundo e vem crescendo numa média de 2% ao ano. Este avanço se deve à diversificação da qualidade, com a oferta de novos blends, novas embalagens e ações ajustadas aos diversos modos de usos.

O Brasil segue na mesma linha, com uma gama enorme de produtos oferecidos nas gôndolas dos supermercados. Com participação de 5% do total do café consumido no país, o solúvel apresenta um crescimento médio de 3,5% ao ano, desde 2016. O volume total consumido hoje equivale a um milhão de sacas de café verde por ano. A campanha nas redes sociais “Descubra Café Solúvel” vem promovendo o produto aos consumidores brasileiros.

A produção e a exportação brasileira de café solúvel são as maiores do mundo há várias décadas. O Brasil também possui a maior capacidade de produção do mundo, de até 132 mil toneladas por ano. Mais de 120 países compram o café solúvel nacional, com volumes recordes nos últimos anos.

O setor incorporou novas tecnologias e ampliou sua capacidade industrial para enfrentar a acrescente concorrência global. Seus processos de fabricação são auditados por mais de 25 tipos diferentes de certificações internacionais, incluindo boas práticas e processos ambientais e sociais sustentáveis, bioterrorismo, conceito Kosher e Halal.

Outras etapas desse reposicionamento incluem práticas sustentáveis e produção de baixo carbono em parceria com cafeicultores. Sempre em busca de sustentabilidade e rastreabilidade, a Abics é membro da Plataforma Global do Café (GCP, por suas iniciais em inglês) e do 4C, e mantém acordos de cooperação com entidades de produtores para desenvolver plataformas digitais de rastreabilidade e sustentabilidade e oferecer ferramentas aos cafeicultores.

https://abics.com.br/

https://www.instagram.com/descubracafesoluvel/

https://www.facebook.com/Descubracafesoluvel.BR

https://www.instagram.com/elianarelvas/

Divulgação: Assessoria de Imprensa ABICS/SIC 2022

Tempo de Comunicação – setembro/2022

Jorn. Resp: Eduardo Buitron (11) 9 8489.6063

edutempocom@uol.com.br

www.tempodecomunicacao.com.br

Assessoria de Imprensa Abics

Paulo André Kawasaki (61) 98114-6632

pauloandre@agenciap1.com.br

www.agenciap1.com.br

Outras notícias

Café solúvel: Abics manifesta repúdio e indignação com MP nº 1.227​

7 de junho de 2024

Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel — Abics Manifestação de repúdio e indignação com a MP nº 1.227 A Associação Brasileira da ...

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre, para 5.235 toneladas

16 de abril de 2024

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação e capacitação de ‘IC Graders’ O consumo de ca...

Consumo de café solúvel cresce 5,2% em 2023 no Brasil, para o recorde de 24,2 mil t

25 de janeiro de 2024

Esse é o oitavo ano consecutivo em que o consumo avança no país; exportação do segmento teve evolução mais discreta, de 0,4%, chegando a 86,5 mil t...

Abics forma primeiros profissionais para avaliação sensorial do café solúvel

15 de junho de 2023

Associação realizou curso de capacitação de IC Graders, que formou provadores com base na metodologia global de análise sensorial do produto desenv...
plugins premium WordPress