Café solúvel intensifica ações para conquistar consumidores

Vídeos trarão um novo olhar da população para o café solúvel, exibindo toda a versatilidade e a aplicabilidade do produto

Apresentar os diversos modos de preparo, a nova metodologia de avaliação sensorial, história e as diferentes formas de consumo do café solúvel. Esse é o objetivo da Associação Brasileira da Indústria do setor, a Abics, que, em parceria com o canal do Youtube “Café com Eliana Relvas”, lançará 10 vídeos com o objetivo de levar mais informações aos consumidores finais.

Segundo Eliana, que é consultora da Abics, a ideia é trazer um novo olhar da população para o café solúvel, exibindo toda a versatilidade e a aplicabilidade deste produto nacional de extrema importância para a cadeia produtiva. “Nos vídeos, serão apresentados, de uma forma descontraída, muitas receitas e conteúdos para explorar o solúvel, que é um café prático, saboroso e sustentável”, revela.

A iniciativa integra o leque de ações da entidade para alavancar o consumo do café solúvel no mercado interno. O primeiro ato ocorreu em 2018, quando a Abics iniciou o planejamento de estratégias para conquistar os consumidores nacionais. Em 2019, foram lançadas as marcas do Café Solúvel do Brasil para os mercados nacional e externo, que foram viabilizadas através de cooperação com a Associação Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

As marcas trazem a mensagem “Explore and Enjoy”, para o exterior, e “Crie & Curta”, no Brasil, para instigar os consumidores nacionais, segundo Aguinaldo Lima, diretor de Relações Institucionais da Abics, a experimentar a versatilidade dos diversos tipos de solúveis à disposição no mercado.

Dando continuidade aos trabalhos de promoção e incentivo ao consumo do café solúvel no Brasil, a Associação investiu na elaboração de um inédito protocolo de análise sensorial para o produto, que teve sua metodologia desenvolvida em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e 18 especialistas de indústrias do setor, de torrefações detentoras das maiores marcas de solúvel, de uma rede de cafeterias e de uma empresa especializada em produtos naturais e orgânicos.

“Com a definição dessa metodologia até então inexistente no mundo, a Abics pretende tornar esse protocolo referência para uso global, através de estratégias conjuntas com a Apex-Brasil. Um aplicativo está sendo desenvolvido pela Associação para facilitar a utilização dos critérios por especialistas, profissionais de classificação e baristas”, explica Lima.

Em outra frente, a entidade lançou um manual de café solúvel para baristas (download no site da Abics), com conteúdo informativo que trafega da fabricação ao consumo e apresenta as múltiplas aplicabilidades e diversidade de uso do produto. Aliado a isso, também foram fechados acordos de cooperação com o Sindicafé-SP e o Museu do Café de Santos, que incorporaram um módulo sobre café solúvel em seus cursos de formação de baristas.

Para 2021, a Abics já prepara uma campanha de marketing digital, interativa, que levará conhecimento e novidades aos diversos tipos de público, convidando o consumidor a experimentar a praticidade e as múltiplas aplicações do café solúvel. Essa ação vem sendo desenvolvida com envolvimento das empresas Cacique, Cocam, Iguaçu, Nestlé, Realcafé, Café Campinho, JDE, 3 Corações e Melitta, que respondem por mais de 90% de todo o café solúvel produzido e consumido no Brasil.

“Com as iniciativas que foram começadas em 2018, a sequência dos trabalhos e o anúncio dessas novidades, os amantes da bebida descobrirão novos aromas e sabores, e vão criar e curtir os cafés solúveis do Brasil”, finaliza o diretor da Abics.

COMO ACOMPANHAR

Inscreva-se no canal da Abics no Youtube, ative o sininho e aguarde as notificações para curtir nossos vídeos.

Mais informações para a imprensa
Agência P1
Paulo André C. Kawasaki
(61) 98114-6632 / pauloandre@agenciap1.com.br

Outras notícias

Consumo de café solúvel cresce 5,2% em 2023 no Brasil, para o recorde de 24,2 mil t

25 de janeiro de 2024

Esse é o oitavo ano consecutivo em que o consumo avança no país; exportação do segmento teve evolução mais discreta, de 0,4%, chegando a 86,5 mil t...

Abics forma primeiros profissionais para avaliação sensorial do café solúvel

15 de junho de 2023

Associação realizou curso de capacitação de IC Graders, que formou provadores com base na metodologia global de análise sensorial do produto desenv...

Upping the game in Instant Coffee

1 de junho de 2023

By Vanessa L Facenda / Tea & Coffee Trade Journal — A new methodology, the first of its kind, assesses the quality of instant coffee byits attr...

Exportação de café solúvel do Brasil cresce 29% em abril e 1% no ano

12 de maio de 2023

Setor é o único da cafeicultura nacional a apresentar desempenho positivo no primeiro quadrimestre de 2023 As exportações brasileiras de café so...
plugins premium WordPress