Café gelado é uma opção saudável para se refrescar no verão?

Acompanhamentos como chantilly exigem moderação ao consumir bebidas geladas à base de café. (Foto: Alfredo Franco/SAÚDE é Vital)

Cold brew, frappuccino, iced coffee… As bebidas com café gelado estão na moda. Descubra se elas beneficiam a saúde e se ajudam a aliviar o calor

Por Maria Tereza Santos / SAÚDE Abril

Servido tradicionalmente quente, o café não é visto como uma bebida para refrescar o verão. Mas será que a tendência de incluir o grão na receita de bebidas geladas — como frappuccino e cold brew — vai mudar essa história?

Do ponto de vista de marketing, pode ser. Mas a nutricionista Adriana Farah Pereira, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), destaca que, para esse fim, a opção não é tão boa quanto água e suco.

“A cafeína tende a estimular a geração de calor no corpo e acelerar o metabolismo”, explica a nutricionista. Como alternativa, ela indica optar pela versão descafeinada. “Pingar umas gotinhas de limão também aumenta a sensação de frescor”, acrescenta.

Café gelado é mais saudável?

Segundo a professora, não há diferença entre os benefícios das versões quente e fria. Estudos indicam que a bebida protegeria o fígado e o cérebro e reduziria a incidência de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. É só beber com moderação — cerca de três xícaras por dia.

“Como resultado dessas vantagens, o café está associado a uma vida mais longa”, informa Adriana.

Porém, é bom lembrar que algumas receitas, como frapês e cold brew, às vezes são servidas com acompanhamentos engordativos, que minimizam esses efeitos — chantilly, chocolate, açúcar.

“O consumo de laticínios com o café também pode diminuir a absorção dos seus principais antioxidantes”, avisa a profissional. Isso porque essas substâncias (que afastam problemas cardíacos e câncer, entre outras coisas) se ligam às proteínas do leite. Aí, alguns indivíduos não conseguem aproveitá-las durante a digestão.

Para afugentar o calor, a melhor pedida é continuar recorrendo a sucos, água de coco, frutas e a boa e velha água. Mas nada impede que você se delicie com um café gelado. Basta usar os acompanhamentos com parcimônia e aproveitar todas as suas vantagens.

Conteúdo originalhttps://saude.abril.com.br/alimentacao/cafe-gelado-e-uma-opcao-saudavel-para-se-refrescar-no-verao/.

Outras notícias

Consumo de café solúvel cresce 5,2% em 2023 no Brasil, para o recorde de 24,2 mil t

25 de janeiro de 2024

Esse é o oitavo ano consecutivo em que o consumo avança no país; exportação do segmento teve evolução mais discreta, de 0,4%, chegando a 86,5 mil t...

Abics forma primeiros profissionais para avaliação sensorial do café solúvel

15 de junho de 2023

Associação realizou curso de capacitação de IC Graders, que formou provadores com base na metodologia global de análise sensorial do produto desenv...

Upping the game in Instant Coffee

1 de junho de 2023

By Vanessa L Facenda / Tea & Coffee Trade Journal — A new methodology, the first of its kind, assesses the quality of instant coffee byits attr...

Exportação de café solúvel do Brasil cresce 29% em abril e 1% no ano

12 de maio de 2023

Setor é o único da cafeicultura nacional a apresentar desempenho positivo no primeiro quadrimestre de 2023 As exportações brasileiras de café so...
plugins premium WordPress