Brasil realizará ações mundiais para celebrar o Dia Internacional do Café

País é o maior produtor e exportador global e ocupa a segunda posição no consumo

O café, mais do que uma paixão nacional, é fonte de milhões de dólares em renda e de mais de oito milhões de empregos anualmente no Brasil. O produto tem seu dia internacional, que será celebrado em 1º de outubro, e o país, por meio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com as entidades do setor privado, realizará uma série de ações para comemorar a data.

Na Sala Brasília do Palácio do Itamaraty, a partir das 15h, o Brasil recepcionará cerca de 250 pessoas, entre lideranças da cadeia produtiva, embaixadores das principais nações compradoras e parceiros do país na cafeicultura para realizar a celebração da data.

Serão servidos cafés das diversas origens produtoras nacionais, preparados nas formas de espresso e filtrado pelo campeão brasileiro de baristas, Thiago Sabino, além de pronunciamentos das autoridades de Estado presentes no evento. Também ocorrerá a cerimônia de Premiação dos Melhores da Qualidade ABIC 2018, que destaca a excelência dos Cafés do Brasil, distinguindo as melhores marcas e produtos certificados no Programa de Qualidade do Café (PQC).

A celebração será realizada entre amigos, comunidade cafeeira, compradores dos cafés brasileiros e integra a agenda anual de ações do Brasil em comemoração ao Dia Internacional do Café, atendendo a uma solicitação da Organização Internacional do Café (OIC) para que as celebrações ocorram nas nações cafeeiras de todo o mundo.

No exterior, o serviço diplomático do Brasil também realizará atividades para celebrar o Dia Internacional do Café e promover o produto do país. A data será comemorada nas Embaixadas de Abu Dhabi, Paris, Londres – em colaboração com a delegação nacional junto à OIC –, Berlim, Moscou, Seul e Tóquio, além dos Consulados em Miami, Nova York, Los Angeles, Xangai e Sydney. Serão oferecidos à degustação cafés nacionais de diversas origens produtoras, além de transmitidas informações sobre a sustentabilidade da cafeicultura brasileira.

O ato comemorativo conta com a participação da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e do Conselho Nacional do Café (CNC).

CAFÉ NO BRASIL

Presente em território nacional há quase 300 anos, o café foi responsável pelo processo de industrialização e modernização do país, gerando, atualmente, mais de oito milhões de empregos na cadeia produtiva e movimentando, como Valor Bruto de Produção, R$ 24,3 bilhões neste ano.

O Brasil é a maior nação cafeeira do mundo, liderando os rankings internacionais de produção e consumo, além de ser o segundo maior consumidor do planeta. Em 2018, os brasileiros deverão produzir 59,9 milhões de sacas de 60 kg. A exportação do produto é projetada em 35 milhões de sacas e o consumo interno em 22 milhões de sacas.

SERVIÇO:

Comemoração do Dia Internacional do Café

Data: 1º de outubro de 2018, a partir das 15h

Local: Palácio do Itamaraty – Sala Brasília

Credenciamento: ascom@bsca.com.br

Outras notícias

Degustação de café: o que faz um Instant Coffe Grader?

22 de agosto de 2024

Análise do café solúvel ajuda a levar produtos cada vez mais específicos para o gosto do consumidor; consumo desse tipo de café cresceu 4,7% neste ...

‘IC Graders’: Abics certifica 40 profissionais para avaliação sensorial de café solúvel

15 de agosto de 2024

Degustadores são formados com base no Protocolo Global de Avaliação Sensorial do Café Solúvel e ajudam a impulsionar consumo do produto A Associ...

Solúvel: o café que o Brasil exporta bem

31 de julho de 2024

Entre os cafés industrializados produzidos no Brasil, o solúvel é o mais exportado, respondendo por 98% dos embarques no ano passado, segundo o Cec...

Brasil amplia exportação e consumo de café solúvel no primeiro semestre de 2024

31 de julho de 2024

País embarcou 1,915 milhão de sacas e consumiu 526 mil sacas, apresentando, respectivamente, altas de 3,3% e 1,2% ante mesmo intervalo de 2023 O...
plugins premium WordPress