Brasil exporta 1,9 milhão de sacas de café solúvel no primeiro semestre

Instant Coffee by Depositphotos

Desempenho representa leve queda de 2,2% ante 2021, mas surpreende diante dos entraves logísticos no comércio marítimo mundial e do conflito entre Rússia e Ucrânia

Segundo relatório estatístico da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), as exportações nacionais do produto totalizaram o equivalente a 1,873 milhão de sacas de 60 kg no primeiro semestre deste ano e geraram uma receita cambial de US$ 323,5 milhões. Na comparação com os dados registrados entre janeiro e o fim de junho de 2021, o desempenho atual representa uma queda de 2,2% em volume, mas alta de 34,6% em valor.

O diretor de Relações Institucionais da entidade, Aguinaldo Lima, anota que a performance até agora surpreende, principalmente em volume, que recuou pouco diante das expectativas. “O resultado aferido no primeiro semestre é interessante diante da crise logística no comércio marítimo global e dos mais de quatro meses de conflito entre Rússia e Ucrânia”, comenta.

“No primeiro semestre, a guerra fez com que as importações russas e ucranianas de café solúvel do Brasil caíssem, juntas, quase 126 mil sacas, potencializando um declínio previsto em função dos gargalos logísticos. Por outro lado, as indústrias brasileiras ampliaram, de 45% a até 534%, suas vendas com outros 24 mercados, com destaque para Myanmar, Canadá, Reino Unido e Colômbia, que figuram entre os 10 principais destinos do produto nesses seis meses”, completa.

Para Lima, quando se olha sob o prisma de mercados novos e potenciais, também é válido destacar o desempenho dos embarques para a China. “Os chineses vêm ampliando paulatinamente suas importações do solúvel brasileiro e, atualmente, ocupam a 28ª posição no ranking dos principais parceiros. De janeiro ao fim de junho, o país asiático adquiriu 14.575 sacas do produto, apresentando um crescimento de 148,3% frente ao primeiro semestre de 2021”, informa.

Ele argumenta que um dos motivos para o desempenho alcançado até o momento é a capacidade de produção e obtenção de novos clientes das indústrias nacionais de café solúvel, aliada a uma leve melhora logística, o que permite que o Brasil siga honrando seus compromissos e mantendo seu market share, “lembrando que essa performance ainda é resultado das comercializações fechadas ao longo de 2021”.

O diretor da Abics pondera, contudo, que, apesar do desempenho acima do esperado, a continuidade dos gargalos logísticos, dos altos custos da matéria-prima e, em especial, dos impactos da guerra faz com que o segmento permaneça apreensivo e preocupado.

“A apreensão aumenta quanto ao desempenho do segundo semestre, pois são vendas efetivadas no final de 2021 e início de 2022, que incorporam os custos maiores dos cafés robusta e arábica, impactando diretamente na competitividade internacional de nossos produtos. Não há um cenário nítido para o futuro sobre logística, custos e guerra. Precisamos seguir monitorando constantemente e procurando soluções para mitigar os significativos impactos disso tudo”, analisa.

DESTINOS

No primeiro semestre de 2022, o Brasil exportou seus cafés solúveis a 104 países, com os Estados Unidos sendo o principal cliente. Os norte-americanos importaram 386.015 sacas até o fim de junho, o que representa 20,6% do total. Na sequência, vêm Argentina, com 154.137 sacas (8,2%); Indonésia, com 136.755 sacas (7,3%); e Japão, com 94.688 sacas (5,1%).

A Rússia, ainda segurada pelas importações feitas antes da guerra, fecha o “top 5” dos principais parceiros comerciais do café solúvel nacional. Nos seis primeiros meses deste ano, com representatividade de 5% das exportações totais, os russos compraram 94.103 sacas, volume que implica queda de 44,5% na comparação com as 170 mil sacas observadas no mesmo período de 2021.

CONSUMO INTERNO

O consumo de café solúvel no Brasil, de janeiro ao final do mês passado, avançou 0,2%. Os brasileiros consumiram o equivalente a 478.998 sacas, levemente acima das 478.182 sacas registradas no primeiro semestre do ano passado.

Esse desempenho, de acordo com o diretor de Relações Institucionais da Abics, corresponde às expectativas da entidade e é resultado das ações que a Associação desenvolve, como a campanha “Descubra Café Solúvel”, e o aumento da variedade de produtos por parte das indústrias, ofertando qualidade e diversidade aos consumidores.

Confira o desempenho das exportações de café solúvel do Brasil no site da Abics: https://abics.com.br/informacoes.php#3.

Outras notícias

Café solúvel: Abics manifesta repúdio e indignação com MP nº 1.227​

7 de junho de 2024

Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel — Abics Manifestação de repúdio e indignação com a MP nº 1.227 A Associação Brasileira da ...

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre, para 5.235 toneladas

16 de abril de 2024

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação e capacitação de ‘IC Graders’ O consumo de ca...

Consumo de café solúvel cresce 5,2% em 2023 no Brasil, para o recorde de 24,2 mil t

25 de janeiro de 2024

Esse é o oitavo ano consecutivo em que o consumo avança no país; exportação do segmento teve evolução mais discreta, de 0,4%, chegando a 86,5 mil t...

Abics forma primeiros profissionais para avaliação sensorial do café solúvel

15 de junho de 2023

Associação realizou curso de capacitação de IC Graders, que formou provadores com base na metodologia global de análise sensorial do produto desenv...
plugins premium WordPress