Entidade apresenta características de inédita metodologia que desenvolve para padronizar a avaliação dos cafés solúveis
A Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) marcou presença na Semana Internacional do Café – SIC 2019, realizada, até sexta-feira (22), em Belo Horizonte (MG).
No evento, considerado um dos maiores da cafeicultura no Brasil, a entidade realizou uma sessão de “Cupping de Café Solúvel”, apresentando nuances alcançadas para a nova metodologia que desenvolve para a padronização de avaliação da bebida mundialmente.
Com as atividades coordenadas pela cafeóloga, especialista em avaliação sensorial e consultora da Abics, Eliana Relvas, os presentes provaram os cafés das indústrias brasileiras de café solúvel e conheceram os critérios dessa inédita metodologia.
A Abics recorda que existe uma classificação ampla de categorias de qualidade, métodos de preparo e atributos discutidos profundamente para cafés torrados e moídos e para os verdes. Considerando o aumento do consumo no Brasil, o conhecimento sobre o solúvel se tornou uma necessidade para o crescimento do setor e a Abics investe nesse sentido.
A conclusão dos trabalhos para a criação dessa inédita e comum metodologia de análise sensorial para o café solúvel gerará referências até então existentes, mas não padronizadas, pois cada indústria possui seus próprios procedimentos.