Dando continuidade ao desenvolvimento da metodologia global de avaliação sensorial para o café solúvel, a cafeóloga, especialista em avaliação sensorial e consultora da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), Eliana Relvas, em parceria com a Dra. Aline Garcia, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), realizaram trabalhos de validação da análise através de sessão de cupping à distância.
Cada provador convidado para integrar a sessão recebeu as amostras de diferentes categorias existentes e realizou a avaliação de acordo com o procedimento correto de três xícaras com três gramas cada uma delas. As avaliações foram colocadas dentro do sistema Compusense/ITAL, onde as notas foram devidamente computadas e registradas.
Durante este período, foi realizada uma reunião de ajustes de preparo e discussão entre os participantes via plataforma Zoom para os devidos alinhamento e calibragem das amostras. Este processo voltará a ser realizado em três provas para a sua validação.