Por China Daily (original em http://bit.ly/3poT0fS)
O mercado de varejo de café da China está testemunhando um crescimento robusto em termos de financiamento e vendas, graças à crescente demanda por produtos de café instantâneo devido ao grande número de pessoas que trabalham em casa e ao consumo reduzido de café nas lojas, disseram os especialistas. No passado, o café instantâneo era frequentemente considerado barato e menos saboroso, disse Zhu Danpeng, um analista independente baseado em Guangzhou, que acompanha o setor de alimentos e bebidas. Isso mudou depois da pandemia, à medida que novas marcas de café instantâneo estão desenvolvendo tecnologias de fabricação mais avançadas, como a secagem a frio com melhor qualidade dos grãos de café, para fornecer uma bebida melhor.
O mercado total de café da China é estimado em mais de 100 bilhões de yuans (US $ 15,5 bilhões), com o café instantâneo respondendo por 65% a 70% do mercado, disse um relatório da Mintel, uma empresa de pesquisa de mercado.
“O mercado de café na China entrou em uma era próspera com várias marcas, ocasiões de consumo mais diversificadas e grupos de consumidores cada vez mais sofisticados. Com cada vez menos barreiras tecnológicas, a competição futura no mercado de café dependerá da construção da marca e do tamanho crescente”, disse Zhu.
Mas tem havido uma tendência significativa que deve ser do interesse das startups de café de rápido crescimento na China. “Desde a pandemia COVID-19, os consumidores estão mais interessados em apoiar as marcas nacionais para apoiar a economia local”, disse o relatório da Mintel.
Li Chen, diretor associado do setor de alimentos e bebidas da Mintel China, disse que, com as compras de café no local cada vez mais difíceis, os consumidores estão optando por novos cafés instantâneos para saciar seus desejos.
Uma pesquisa com 2.600 consumidores com idades entre 20 e 49 anos revelou que 48% veem o café como uma parte necessária da vida diária. Quase 54% dos entrevistados preferem priorizar a qualidade do café do que a conveniência de comprá-lo e 45% consideram o café feito nas lojas como muito caro.
As vendas de café instantâneo, no entanto, têm sido amplamente impulsionadas por consumidores jovens, com as consumidoras jovens sendo responsáveis por mais de 60% do consumo. Mintel disse que as novas vendas de café instantâneo cresceram 80 por cento em plataformas de comércio eletrônico, como Tmall, JD e Pinduoduo durante o período de bloqueio COVID-19.
As novas marcas de café também cresceram devido ao maior consumo “em casa”. Essas empresas não só aprimoraram a qualidade e o sabor do produto, mas também se voltaram para embalagens inovadoras.
Saturnbird Coffee, a marca da empresa de café instantâneo online direto ao cliente com sede em Changsha, lançou espressos de edição limitada embalados de forma inovadora para o próximo Ano Novo Lunar ou Ano do Boi. O pacote vermelho distinto da empresa consiste em um expresso duplo, um doce de nougat vermelho que em chinês rima com a pronúncia da palavra boi e um anel da sorte de ouro.
“É aquela época do ano em que as pessoas querem um pouco de sorte e estão em clima de festival”, disse Duan Chu, diretor de branding da Saturnbird.
“O objetivo do pacote super vermelho é encorajar as pessoas a compartilhar o apreciado café com amigos e familiares durante a temporada de férias, principalmente quando muitos foram forçados a ficar em casa devido à pandemia COVID-19.”
A Saturnbird, fundada em 2015, recebeu várias rodadas de financiamento desde 2019, de investidores importantes, incluindo a Sequoia Capital. A empresa, que é vista como rival da Nestlé na China, atraiu os jovens clientes por meio de sua embalagem de mini xícaras. Durante o recente festival de compras Double 11, a marca ficou em primeiro lugar na categoria de café, depois de ter vendido 20 milhões de xícaras de café no valor de 100 milhões de yuans (US $ 15,48 milhões).
Duan disse que a empresa planeja recolher embalagens vazias dos consumidores para trocar por produtos temáticos ou café novo de graça serve como uma estratégia para encorajar compras repetidas. O Projeto Retorno teve um bom começo, com mais de 40.000 clientes devolvendo mais de 2 milhões de embalagens vazias em 43 cidades.
A Saturnbird é apenas uma das empresas de café instantâneo domésticas sofisticadas que elevaram a fasquia para o setor, apesar da queda nas vendas devido à intensa competição das cadeias de café locais, disseram os especialistas.
As marcas nacionais de café instantâneo também tiveram sucesso graças ao seu desenvolvimento maduro em tecnologias de congelamento instantâneo, dissolução e extração, disse o relatório da Mintel.
A marca boutique Pu Coffee é outra marca que tem recebido apoio de investidores internacionais. A empresa levantou um montante não divulgado de dezenas de milhões de yuans de um grupo de investidores, incluindo acionistas anteriores como Xinxian Capital, Qinqinpinzhan Investment e Kuanzhai Venture Capital. A empresa disse que os fundos arrecadados serão usados para desenvolvimento de produtos, formação de equipes e promoção da marca.
A Pu Coffee também aprimorará seus produtos de torrefação de grãos e cold brew fria, além de sua colaboração com plantações de café de alto padrão no exterior. A marca vai triplicar sua capacidade de produção até o final deste ano. O produto exclusivo da Pu Coffee são os concentrados de café líquido portáteis, que oferecem opções convenientes para os consumidores. A marca também vende café solúvel e café embalado em cabides. Durante o evento de compras Double 11 no ano passado, a loja Pu Coffee em Tmall vendeu produtos no valor de 20,9 milhões de yuans, um aumento de 1.000 por cento ano a ano, ou um total de 4,35 milhões de xícaras de café. As embalagens de café frio foram as mais vendidas, com mais de 370.000 embalagens vendidas.
A Secre Coffee, uma marca iniciante cujo café em sachê especial oferece aos consumidores uma experiência conveniente e de qualidade, é adepta do uso do comércio eletrônico social para obter e reter consumidores por meio de canais online. K Coffee, a marca da rede de catering de fast-food KFC, lançou um café instantâneo frio em novembro.
As startups também estão encontrando oportunidades para rotular o café instantâneo como uma bebida da moda, disse Mintel. Cerca de 64% dos entrevistados disseram que já tentaram misturar o café com outras bebidas em casa para criar novos sabores.
Por exemplo, a Nestlé tem inovado ativamente com sabores interessantes para envolver os jovens bebedores de café, como o café instantâneo com sabor de coco e abacaxi ou o café preto com tequila.
A Nestlé, que tem três marcas principais de café, Nescafe, Nespresso e Starbucks, é outra empresa que está otimista no mercado de café instantâneo da China. A empresa, que é a maior produtora de café do mundo com 23% de participação no mercado global de café de US $ 77 bilhões, desenvolveu um novo café instantâneo de alta qualidade chamado Sense Coffee, com grãos de café provenientes da província de Yunnan.
Adrian Ho, vice-presidente sênior da unidade de negócios de café da Nestlé China, disse que há um enorme potencial para produtos de café na China. Ele disse que a empresa diversificará seus produtos de assinatura Nescafe para atender à fabricação de cold brew em casa. No ano passado, a empresa lançou o café gota a gota, ou seja, pequenos cones ou cubos contendo café moído, que permitem que a bebida fresca escorra quando imersa em água quente em uma caneca.
De acordo com o relatório de vendas do terceiro trimestre da Nestlé divulgado em 21 de outubro, o café registrou um crescimento médio de um dígito, alimentado pela forte demanda do consumidor por produtos Starbucks, Nespresso e Nescafé.