Café é segunda bebida mais consumida entre brasileiros, mostra pesquisa

ESTADÃO CONTEÚDO – O café é a segunda bebida mais consumida entre os brasileiros, ficando atrás somente da água. A constatação faz parte de pesquisa inédita, encomendado pela Jacobs Douwe Egberts (JDE), empresa detentora das marcas Pilão e L’OR, em parceria com a Aocubo Pesquisa. O levantamento sugere, ainda, que o brasileiro consome, em média, 3 a 4 xícaras de café por dia.

Em relação ao tipo do café, cerca de 79% dos consumidores afirmam tomar torrado e moído com maior frequência, mas outros segmentos também despontam entre a preferência dos brasileiros, como cappuccinos, expresso e solúvel, informa a empresa, em comunicado.

A pesquisa revela que o café tem uma penetração extremamente alta no Brasil: 98% dos lares consomem café. Pode-se dizer que é uma das poucas categorias cujo consumo reflete o perfil da população brasileira. Também é possível dividir o consumo da categoria em dois momentos: o início da relação com o café, entre 18 e 35 anos, onde o consumo é mais moderado, até o consumo mais intenso, a partir dos 40 anos.

A conclusão que se tem com o estudo é que é inegável a importância cultural do café entre os brasileiros. É uma bebida de papel social imprescindível em interações sociais, como visitas, encontros e reuniões de trabalho. Tudo gira em torno de uma xícara de café.

A pesquisa, que tem como objetivo analisar o perfil do consumidor e entender seus hábitos de consumo, ouviu cerca de 3,4 mil pessoas em todo Brasil.

Outras notícias

COMUNICADO ABICS – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE CAFÉ SOLÚVEL

2 de dezembro de 2025

Indústria Brasileira de Café Solúvel mantém a luta pela reversão de tarifas nos EUA diante da exclusão do produto das isenções recentemente anuncia...

“Cafés do Brasil”: reposicionamento destaca tecnologia como força motriz para cultivar inovação e colher desenvolvimento

2 de dezembro de 2025

Novo posicionamento setorial conta com inovador conceito ESG+T, com a tradição se aliando à tecnologia e gerando transformação com responsabilidade...

‘Cafés do Brasil’ apresentará novo posicionamento setorial para fortalecimento da marca, na SIC, em Belo Horizonte

30 de outubro de 2025

Trabalho feito com as entidades cafeeiras do país reposiciona a marca com o inovador conceito ‘ESG+T’, que destaca a tecnologia como força motriz d...

Café solúvel da Nestlé recebe Selo de Qualidade ABICS

8 de outubro de 2025

NESCAFÉ® GOLD é o primeiro a estampar a certificação, da categoria Excelência, em sua embalagem O NESCAFÉ® GOLD, produzido pela Nestlé, é o prim...
plugins premium WordPress