Café instantâneo ganha impulso com inflação e onda de ‘baristas caseiros’ no TikTok

Alta do preço da bebida, especialmente em cafeterias, gerou uma mudança de comportamento dos consumidores, especialmente da Geração Z, e as vendas de café solúvel aumentaram 24% nos EUA no ano passado

Por Truth Headlam
Bloomberg

Bloomberg — A alta dos preços do café em todo o mundo está levando os consumidores, especialmente os mais jovens, a buscar uma alternativa para economizar, e a escolha mais popular tem sido o café instantâneo.

As vendas da bebida solúvel aumentaram 24% no ano passado em relação aos dois anos anteriores e os gastos estão crescendo mais rapidamente entre a Geração Z, de acordo com dados da Nielsen.

Os consumidores que estão na adolescência e na casa dos 20 anos mais do que dobraram seus gastos com a bebida semi-pronta em 2024 em comparação com 2022.

O que impulsiona esse aumento, em parte, é o aumento do preço do café. Uma xícara de 350ml de café da Starbucks em uma cafeteria no centro de Manhattan custa US$ 3,45, enquanto uma xícara de café instantâneo da Starbucks em casa pode custar apenas US$ 0,36.

“Normalmente, a pessoa precisaria comprar uma máquina de café espresso ou ir à Starbucks e vender sua perna esquerda para conseguir uma dessas bebidas”, disse o usuário do TikTok Ethan Rode em um vídeo em que compartilhou uma receita para fazer um café espresso batido com açúcar mascavo. Sua opção econômica pode ser feita em casa sem nenhuma máquina sofisticada e com apenas café instantâneo, açúcar mascavo, canela, leite, água e gelo.

Café instantâneo está em alta entre todas as gerações / Fonte: Nielsen

O mercado também explodiu com opções mais sofisticadas que afirmam igualar ou até mesmo superar o tipo de qualidade normalmente associada às variedades em grãos inteiros ou moídos.

Os fabricantes de café, como a JM Smucker, que detém a marca Folgers, e a Nestlé dizem que suas linhas instantâneas estão crescendo em parte porque mais pessoas estão aderindo à tendência do barista caseiro e tentando reproduzir vídeos de bebidas virais encontrados no TikTok e no Instagram.

Elisabeth Rosario disse que mudou para os pacotes de café instantâneo da Starbucks há dois anos, quando morava em Los Angeles, como forma de reduzir as contas do café e recuperar o tempo que gastava limpando sua prensa francesa.

“Não estou tentando acrescentar mais trabalho de uma forma que não preciso quando sinto que há maneiras de melhorar a experiência”, disse ela, acrescentando que acha a qualidade tão boa quanto a do café que tomava anteriormente. Agora, a consultora de marketing de 38 anos leva pacotes de café instantâneo com ela quando viaja a trabalho.

Mercado dos EUA tem café instantâneo em diferentes faixas de preço

A Smucker disse que observou um aumento de 21% nas vendas entre a Geração Z e os Millenials para a categoria instantânea da Folgers na conferência do Consumer Analyst Group de Nova York em fevereiro. A Smucker também é proprietária das marcas Café Bustelo e Dunkin para preparo doméstico.

“Esses são consumidores que amam profundamente o café, querem poder personalizar suas bebidas e estão interessados em experimentar coisas novas”, disse Rob Ferguson, vice-presidente sênior de café e compras da Smucker.

Nos últimos três anos, a Nestlé também registrou um aumento em seu segmento instantâneo, que inclui o Nescafé e a marca licenciada Starbucks at Home. No ano passado, a empresa lançou mais produtos instantâneos premium de café expresso nos EUA, que, segundo um porta-voz da empresa, estão “super indexados com a geração do milênio multicultural”.

O café instantâneo proporcionou às empresas de café artesanal uma maneira de expandir suas linhas com produtos de prateleira que atraem uma faixa mais ampla de clientes.

A Swift Coffee, fabricante de marca própria especializada em transformar grãos de café inteiros em grânulos liofilizados que podem ser dissolvidos em água, diz que seu negócio está crescendo. A empresa sediada em Lancaster, Pensilvânia, fabrica produtos instantâneos para várias empresas, incluindo Intelligentsia, Partners Coffee e Verve Coffee.

“Acho que estamos na fase em que ele agora é aceito pelas empresas mais progressistas e líderes em cafés especiais”, disse Nate Kaiser, fundador e CEO da Swift, sobre o café instantâneo. “Presume-se que, se o senhor for um torrefador em 2025, ele estará em seu menu de ofertas de varejo.”

Outras notícias

Continua escalada no consumo de café solúvel no Brasil: alta de 6,2% no primeiro trimestre de 2025

22 de 4 月 de 2025

De acordo com dados atualizados pela Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), a população do país consumiu 5,558 mil toneladas (...

☕A ascensão do café solúvel

9 de 4 月 de 2025

A edição #87 da Revista Espresso (março, abril e maio de 2025) traz uma reportagem especial sobre o café solúvel, destacando como o aumento do cons...

Avaliação sensorial de café solúvel: Abics capacita 11 IC Graders no México

6 de 3 月 de 2025

A Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) realizou o primeiro curso internacional de formação de Instant Coffee Graders (IC Grad...

Com disparada nos preços do café, solúvel surge como opção mais econômica

20 de 2 月 de 2025

Para auxiliar o consumidor, Abics lança site ‘Descubra Café Solúvel’, fonte completa de informações e dicas de consumo Em ...
plugins premium WordPress